Permitam-me a associação: a Islândia e os seus 313 mil habitantes estão para o Mundo como os "reminders" estão para o Outlook - Para nos lembrar do que temos a fazer, do que está a acontecer, do que deixámos passar e do que vai suceder. Das nossas prioridades.
Eu gosto do número 3 mas aquele País até agora fez "pop-up" a 2 Reminders:
Reminder número 1 - o Reminder Financeiro: a Islândia era até há bem pouco tempo um dos Países mais ricos do Mundo. Uma ilha isolada e longínqua de frieza hermética e paisagem financeira de horizontes desafogados. De repente (re)lembrou-nos que a nossa prosperidade tem vindo a assentar em alavancagens artificiais, exageradas. É a velha história do quanto mais alto, maior a queda. Tanto maior se for alto porque está assente num escadote coxo.
Reminder número 2 - o Reminder Natural: se não bastasse o Katrina em Nova Orleães, o Tsunami na Ásia, a Madeira e etc e tal. Agora é uma erupção nos vulcões da Islândia que provoca uma nuvem de cinzas tão densa e tão extensa (3 mil quilómetros!!!) que impede o tráfego aéreo em quase toda a Europa. A Islândia lembra-nos desta feita que os elementos já existem antes de nós e as suas leis não respeitam as nossas cronologias e as nossas tecnologias. Eles prevalecem, é bom não esquecer. E não esquecer também que estamos todos no mesmo barco.
Qual será o Reminder número 3?
Vou perguntar á Bjork.
Sem comentários:
Enviar um comentário