10 de dezembro de 2009

A Trompa de Eustáquio


La visión de San Eustaquio, por Pisanelo.National Gallery, Londres
Nota: click na imagem para aumentar

A minha ignorância - em geral - e a minha ignorância particular em matérias que versem sobre químicas, biologias, físicas, bricolages e outros assuntos tais é bem conhecida.

Porque a curiosidade existe em mim na mesma medida que a mencionada ignorância, não pude deixar de ficar com a pulga -literalmente - atrás da orelha quando o Sr. Otorrino (de há uns posts atrás) disse que eu dentro da minha orelhita tinha uma coisa chamada, solenemente, Trompa de Eustáquio.

Sim, meus amigos, uma trompa. E vocês também a têm. Todos temos no ouvido uma trompa.
Uma trompa na tromba, como se fossemos uma orquestra sinfónica, mas esta é uma Trompa de Eustáquio.

Depois de uma investigação apurada e digna de um Hercule Poirot sem óculo e na sua melhor forma, descobri que um dos poucos Eustáquios famosos (mas pouco) foi Santo Eustáquio.

De acordo com a lenda era um general no exército do Imperador Trajano e terá morrido em 118 d.C.. Quando andava a caçar encontrou um veado de grandes dimensões e beleza. Eustáquio perseguiu-o e, quando chegou a um alto, o seu perseguidor viu um crucifixo entre a sua armação brilhando mais do que o Sol. Conta-se que o veado se terá aproximado de Eustáquio, ordenando-lhe que se convertesse ao Cristianismo.

Baralhando ainda mais esta história: As palavras que traduzem trompa - o instrumento musical - numa série de linguas significam "chifres" - corno (em italiano e espanhol), cor (em francês), horn (em inglês e alemão), hoorn (em holandês).

Este post é uma real seca e não tem piada nenhuma, mas agora posso dizer que tenho o único blog que consegue misturar num único post um canal auditivo, um veado, um santo desconhecido, e um instrumento sinfónico. Ficam apenas em  falta as bailarinas russas, os anões e as andorinhas anãs da Brandoa a dançar o tango.

Sem comentários:

Enviar um comentário